Olá, bem-vind@!

Este site é uma contribuição ao inventário de materiais Montessori disponíveis em português. O objetivo é difundir a criação de materiais simples, didáticos e belos; sobretudo fiéis ao método criado por Maria Montessori.

Eu, Carmen, me baseio tanto no meu treinamento AMS (3-6) quanto na minha experiência em escolas AMI e AMS nos EUA para produzir o conteúdo aqui publicado. Minha motivação é oferecer materiais com a excelência que as crianças no Brasil merecem.

O site está dividido em duas partes:

Recursos de ensino: tutoriais sobre confecção de materiais, propostas de apresentação de materiais, breves discussões sobre tópicos relevantes ao método Montessori e aos materiais do site. A proposta é que este seja um site aplicado e pouco teórico, por isso os textos são, em geral, breves e objetivos.

Materiais: apresenta uma lista (em expansão) de materiais desenvolvidos para uso na sala de aula ou em casa (homeschooling). Os materiais são originais, desenvolvidos por mim e digitais. Em geral, é necessário fazer download e imprimir antes de utilizar. Feliz mãos-à-obra!

Por quê Feito à Mão?

É esperado que o currículo de formação de professores Montessori dedique carga horária à confecção de materiais. O aparato inicial de Maria Montessori foi desenvolvido de modo experimental, em pequena escala, produto tanto da observação e pesquisa da médica italiana como da adaptação e incorporação dos materiais desenvolvidos pelos pesquisadores Itard e Séguin.

Atualmente, diversas empresas produzem e comercializam materiais Montessori em escala. Uma das mais reconhecidas é a Nienhuis, fundada com o apoio de Maria Montessori para produzir materiais que refletissem sua visão de educação.

Embora o mercado, principalmente no hemisfério norte, ofereça uma grande diversidade de materiais Montessori, diversos objetos ainda são manualmente confeccionados pelas famílias, professoras e assistentes. Isso se deve a vários fatores:

  • Necessidades específicas da sala de aula/criança
  • Vantagem econômica ao produzir invés de comprar
  • Falta de oferta na região/país
  • Dificuldades de importação
  • Gosto pessoal
  • Embelezamento do ambiente através da ênfase nos detalhes

A confecção de materiais é um dos alicerces do ambiente preparado. Através dos materiais, a criança é exposta a conceitos concretos e abstratos. Cada detalhe do material deve ser criteriosamente pensado em relação à criança: respeito ao senso estético e de ordem, apelo aos interesses, coerência com o desenvolvimento cognitivo e motor, durabilidade, conteúdo científico, design para pequenas mãos, entre outros.

Por trás de cada recurso Montessori feito à mão há horas infindáveis de pesquisa pela melhor imagem, pelo vocabulário que compreende o maior número de variações regionais no Brasil, pela apresentação mais coerente com os ensinamentos preciosos da Dra. Maria Montessori.

Espero que você aprecie a visita.

Amor e paz,

Carmen