O avental na sala de aula Montessori

Escola Montessori em Berlin, cerca de 1920. Fonte: http://vsamerica.com/montessori/
Escola Montessori em Berlin, cerca de 1920. Fonte: http://vsamerica.com/montessori/

Gostaria de compartilhar alguns pensamentos sobre o papel do avental na sala de aula Montessori. É comum que as salas de aula contem com uma pequena coleção de aventais: diferentes cores, texturas, materiais. A diversidade não é acidental assim como a quantidade reflete os materiais disponíveis na prateleiras.

O avental desempenha, na sala de aula Montessori, uma função que vai além de manter as roupas limpas ou secas. Para muitos trabalhos, principalmente em vida prática, a colocação do avental é o ato inaugural, assim como a sua remoção indica que a criança terminou e que aquele trabalho está agora disponível.

Os trabalhos que envolvam tinta, água, comida, líquidos para polimento, etc. devem ser sempre acompanhados de um avental exclusivo àquele trabalho, além de guardanapos ou panos para limpar pequenos acidentes.

O avental ajuda a criança a sentir que aquele trabalho é importante, é coisa de “gente grande”.

Quando a criança veste o avental de um determinado trabalho, fica claro que ela é a responsável por ele. Mesmo que haja observadores, a distinção entre quem observa e quem faz é clara: quem está vestindo o avental e quem não está.

Penso que o avental também ajude a criança a focar, pois é um lembrete físico de que, se eu estou vestindo o avental para esfregar o chão, não posso ao mesmo tempo estar trabalhando com a torre rosa ou polindo metal.

Do ponto de vista da gestão da sala de aula, os aventais são de grande ajuda para identificar os responsáveis por trabalhos abandonados. Basta o adulto bater o olho para saber quem preparou e bebeu o suco de laranja, mas se distraiu na hora de limpar e guardar os utensílios.

Os aventais são ainda um controle de erro, por isso não precisam necessariamente ser a prova de água. Se o avental molhar e a umidade se transferir para a roupa, é uma consequência natural de como o trabalho foi conduzido. O avental cria uma camada adicional de proteção para pele, mas não blinda o corpo. Se os materiais utilizados de fato não puderem entrar em contato com as roupas, aí sim recomendo optar por um avental à prova de água.

Acesse aqui o tutorial para fazer um avental de tecido perfeito para crianças entre 3-6 anos.

Deixe uma resposta