Mordedor orelhas de coelho: faça você mesmo

Os mordedores orelhas de coelho não são um artigo necessariamente Montessori, mas se tornaram populares entre pais e educadores que adotam o método Montessori. Não é difícil entender o porquê. Eles são simples, baratos, bonitos, utilizam materiais naturais e são excelentes mordedores, proporcionando alívio nos primeiros meses de vida e no período da dentição (para maior sensação de conforto, molhe o tecido com água e coloque no freezer por meia hora antes de oferecer ao bebê).

Os mordedores são confeccionados em tecido, podendo-se utilizar algodão comum, flanela e tecido atoalhado, entre outros. Além do tecido, você vai precisar de um anel de madeira não-tratada. Para dar acabamento à madeira, pode-se esfregar um pouco de óleo de coco, azeite de oliva ou cera de abelhas. Os anéis de madeira são perfeitos para mãozinhas pequenas e o tecido ajuda a absorver a saliva.

Para fazer os mordedores, utilizei o molde gratuito do site Make it & Love it. Além de serem muito rápidos e fáceis de fazer (ótimo para aqueles com pouca experiência na máquina de costura!), são um presente fofinho para chás de fralda e afins.

Utilizei algodão comum para a frente e fanela ou tecido atoalhado para a parte de trás. O tecido atoalhado absorve mais a saliva, mas as orelhas ficam mais volumosas, principalmente na área ao redor do anel (veja abaixo). Já com a flanela, as orelhas ficam mais pontudas e pronunciadas.

Esse é um projeto tão gostosinho que acabei produzindo vários mordedores em série. Agora tenho um estoque de presentinhos feitos à mão para os bebêzinhos da famílias e dos amigos.

Materiais:

  • Molde digital gratuito* e impressora
  • Tecido 100% algodão (frente)
  • Algodão atoalhado ou flanela (verso)
  • Anéis de madeira. Os que utilizei tem 6.5 cm de diâmetro e foram comprados na Amazon US.  
  • Materiais básicos de costura

Como fazer:

1. Imprima e corte o molde

2. Coloque os dois tecidos (frente e verso) com os lados diretos um contra o outro. Dobre.

3. Coloque o molde sobre o tecido. A dobra deve estar no lado reto menor, onde as setas do molde estão apontando (“cut on fold”).

4. Trace o molde no tecido e corte.

5. Desdobre os tecidos e coloque alfinetes para segurar as duas partes (frente e verso) juntas.

6. Costure ao redor de todo o perímetro, deixando uma pequena abertura de aproximadamente 5 cm em um segmento sem curvas.

7. Apare as pontinhas das orelhas (cuidado para não cortar a linha de costura) e desvire.

8. Use algum objeto pontudo para cutucar a pontinha das orelhas para fora. Passe à ferro.

9. Coloque um alfinete para fechar a abertura. Costure ao redor de todo o perímetro, inclusive sobre a abertura.

10. E pronto!

11. Lave e coloque as orelhas ao redor do anel de madeira.


Para lavar, sempre remova do anel de madeira antes de colocar na máquina.

Ficou confuso com algum dos passos? Veja as fotos da Ashley, autora original deste projeto.

*A autora do molde solicita que ele seja usado apenas para fins pessoais (não deve ser usado para fazer itens para venda).

Deixe uma resposta