Avental de tecido infantil: faça você mesmo!

No post anterior falei um pouco sobre os múltiplos papéis que o avental desempenha na sala de aula  Montessori. Hoje, te convido a colocar a mão na massa!

Há uma grande diversidade de  moldes de aventais disponíveis na internet, principalmente em inglês. Entre a comunidade Montessori, o mais popular é provavelmente o criado por Meg McElwee, autora do fantástico site Sew Liberated. Utilizei o molde do famoso avental para criar um molde em português. Além de traduzir do inglês, converti as unidades de medida para o sistema métrico.

Várias características fizeram desse avental a opção perfeita para a sala de aula de 3-6 anos ou para a casa. As minhas favoritas são:

  • As duas camadas de tecido e a costura reforçada adicionam extra resistência e caimento.
  • Como não é preciso fazer bainha, o acabamento é facilitado.
  • O fechamento com velcro possibilita à criança vestir e despir o avental de maneira independente.
  • O tamanho serve tanto crianças pequenas como um pouco mais velhas. O elástico no pescoço evita que o avental fique muito longo nos pequenos mas a alça passa facilmente pela cabeça.

Dicas 

  • Invista em algodão de qualidade. Considere que o avental vai passar por muitas lavagens e tem o propósito de durar por muitos anos.
  • Aproveite as sobras de tecido para fazer guardanapos/ panos. A estampa do tecido servirá como controle de erro para indicar que os materiais pertencem juntos.

Materiais

 

    • ½ metro de tecido 100% algodão (60 cm se fizer os guardanapos)
    • 15 cm tecido atoalhado
    • 35 cm de elástico (2 cm de largura)
    • 5 cm de velcro da cor de sua preferência (2 cm de largura)
    • linha de costura combinando com o tecido
    • alfinetes e alfinete de segurança
    • régua
    • caneta
    • tesoura comum
    • tesoura para tecido e/ou cortador rotatório
    • jornal ou papel pardo para desenhar o molde

Para fazer a frente e o verso do avental com dois tecidos diferentes, use dois retângulos de 55 x 50 cm (55 x 60 cm se incluir guardanapos).

Instruções

PREPARAÇÃO DOS TECIDOS

Lave, seque e passe os tecidos antes de usar. Caso contrário, o avental pode ficar irregular devido ao encolhimento natural dos tecidos novos.

Cortando os tecidos

1. Imprima  em papel carta (216 x 279 mm) e recorte o molde. Com a ajuda de caneta e régua, estenda as linhas inferiores do molde por mais 25 cm.

2. Utilize o restante do jornal/papel pardo para cortar dois retângulos: um medindo 40 x 8 cm para a tira da cintura e outro medindo 50 X 8 cm para a tira do pescoço.

3. Dobre o tecido e coloque o molde sobre a dobra. Certifique-se que há duas camadas de tecido em baixo do molde. Corte. Repita para o outro lado do avental. (No meu caso, utilizei duas estampas diferentes para frente e verso).

4. Utilize a sobra do tecido para as tiras da cintura e do pescoço. Você deverá ter quatro peças: frente e verso do avental, tira da cintura e tira do pescoço.

        
Costurando a faixa da cintura

5.  Dobre a tira da cintura ao longo do comprimento com o lado direito do tecido para dentro. Costure ao longo do lado mais longo e em um dos lados menores. Apare o cantinho (cuidado para não cortar a linha de costura).

6. Usando uma agulha de tricô ou outro objeto longo e fino, desvire a peça e passe a ferro.

7. Costure ao longo dos três lados acabados bem próximo da margem.

8. Separe o velcro. Coloque a parte mais áspera a 1,2 cm do final da tira. Costure ao longo do perímetro do velcro, reforçando várias vezes os cantos. Reserve.

                 
Costurando a faixa do pescoço

9. Dobre a faixa ao longo do comprimento com o lado direito do tecido para dentro. Costure ao longo da margem criando um túnel.

10. Usando um objeto longo e fino, desvire a peça e passe a ferro. A costura deve estar ao longo de um dos lados e não no centro. Costure ao longo da dois lados maiores da tira, no lado direito.

 

11. Coloque o alfinete de segurança na ponta do elástico. Passe o elástico por dentro do túnel até que a outra ponta esteja paralela com o começo do túnel (o alfinete ainda não terá chegado ao fim do túnel). Deixe o alfinete de lado por um momento e costure a ponta do elástico ao longo da entrada do túnel, fechando esse lado.

12. Termine de passar o elástico ao longo do túnel. Remova o alfinete de segurança e prenda a ponta do elástico ao tecido com um alfinete. Costure, fechando a abertura, mas certifique-se antes que o elástico não está torcido.

Alfinetando as tiras do pescoço e cintura ao corpo do avental

13. Com o lado direito da frente do avental virada para cima, alfinete as pontas da tira do pescoço no avental. Posicione as pontas a 1,5 cm do lateral, formando um U. Assegure-se de que a tira não está torcida.

14. Alfinete a tira da cintura no lado direito do avental, logo abaixo da curva. O velcro deve estar virado para cima. Dobre a tira da cintura em várias partes e alfinete para que não atrapalhe na hora de costurar.

Costurando o corpo do avental

15. Coloque o forro do avental com o lado direito para baixo sobre a frente do avental. Alinhe e alfinete ambas as partes, acomodando as tiras no meio do sanduíche.

16. Costure ao longo das laterais levantando o pé calçador para fazer os cantos. Deixe uma abertura de aproximadamente dez centímetros na parte inferior do avental.

17. Corte os cantinhos nos ângulos retos para remover o excesso de tecido.

18. Desvire o avental. Costure ao longo de todo o perímetro (próximo da margem) fechando a abertura.

19. Costure o velcro na frente do avental, a 1,2 cm da lateral. E pronto!

Confeccionando Guardanapos ou panos

Eu gosto de usar guardanapos quadrados, que absorvam bem líquidos e que não precisem ser dobrados. Para a sala de aula, costumo fazer entre 6 e 8. Em geral só tenho 4 na prateleira e o restante em estoque para o caso de dano/perda.

1. Faça um molde quadrado com 13 cm de lado. Corte o mesmo número de quadrados de tecido atoalhado e de algodão estampado.

2. Coloque o lado avesso do tecido de algodão para baixo, alfinete sobre o tecido atoalhado.

3. Costure ao longo dos quatro lados deixando uma pequena abertura para desvirar. Procure não deixar a abertura próxima dos cantos, pois isso dificulta o acabamento. Apare os cantos para que os ângulos retos fiquem mais definidos na peça final.

4. Repita para todos os guardanapos. Remova o alfinete e desvire a peça. Costure (bem próximo da margem) ao longo de todo o perímetro, fechando a abertura.

5. O resultado final fica assim:

Gostou? Comente aí embaixo!

Deixe uma resposta