Confecção de materiais: do arquivo digital à sala de aula Montessori

Quando você baixa um material Montessori digital, o trabalho de acabamento fica por sua conta. Com um pouco de paciência e algumas ferramentas, você pode confeccionar materiais duráveis e de excelente qualidade.

Escrevi este post para contar um pouco da minha última experiência.

O material que eu produzi foram os cartões de estudo das palavras, um material de linguagem utilizado por crianças fluentes em leitura. Comecei a trabalhar nesse projeto um pouco antes do Natal. O objetivo era começar 2018 com material fresquinho na prateleira!

Para otimizar meu tempo, dividi a tarefa por etapas e trabalhei com 14 conjuntos ao mesmo tempo. No primeiro dia, imprimi os 14 arquivos (disponíveis na loja do site) em papel “cardstock” (mais espesso que o papel comum) utilizando uma impressora laser.

Usei a plastificadora de médio porte disponível na escola onde trabalho para plastificar. Também é possível utilizar uma plastificadora portátil (mais demorado) ou plastificar na loja copiadora (mais caro). A foto abaixo é de uma plastificadora portátil que pode ser encontrada à venda no Brasil. Uma alternativa à plastificação é usar papel adesivo contact. 

Após, organizei as páginas plastificadas conforme os conjuntos de palavras. E aí começou a parte mais demorada: recortar os cartões. Para agilizar, recortei apenas nos lados retos, ignorando as linhas arredondadas dos cantos. Para completar os 14 arquivos (mais de 60 páginas), levei cerca de 9 horas, distribuídas ao longo de algumas noites assistindo Netflix. Conforme cortava, organizava os cartões nas embalagens individuais.

Ao final, voltei para trabalhar nos cantinhos.

A forma mais eficiente, na minha opinião, é utilizar um arredondador de cantos. É possível comprar por cerca de R$30,00 no Brasil (procure por acessórios para scrapbooking). O resultado é bem melhor do que cortar com a tesoura, além de ser muito mais rápido. Arredondar os cantos evita que os cartões criem “orelhas” e melhora apresentação estética (na minha opinião).  

Como este é um material utilizado por crianças mais velhas (6 anos ou mais), optei por uma embalagem prática e econômica (mas potencialmente frágil na mão de crianças mais novas): envelopes de papelão para CD! Os que utilizei são da marca americana guided. No Brasil, encontrei algo semelhante no Mercado Livre (digitei papel kraft + luva + CD na busca).

dvd sleeves

Para identificar cada conjunto de cartões, usei fita dupla-face larga para fixar o cartão-controle no lado de fora do envelope.

Os estudantes, claro, estão adorando a novidade!

Na loja do site Montessori Feito à Mão você encontra os cartões de estudo das palavras em inglês e português!

 

Deixe uma resposta